Manchas: melasma ou rosácea?

Com o frio do inverno é bem possível que sua pele fique com manchas vermelhas, ainda mais se você tiver pele clara. A Dra. Adriana Vilarinho lembra que quando uma mancha aparece, o primeiro passo é identificar a origem, as características e a localização na pele. E só uma dermatologista pode examinar e diagnosticar que tipo de mancha é aquela, se um melasma ou uma rosácea.

 

Diferença entre melasma e rosácea

O melasma surge normalmente no rosto, mas pode acometer em outras áreas expostas ao sol, como por exemplo braços e colo. O melasma  não tem cura, mas tem controle e vários tipos de tratamentos.

Já a rosácea não tem uma causa definida e costuma dar em pessoas com pele clara de diferentes maneiras: vermelhidão, bolinhas vermelhas e pústulas. Frio e calor em excesso, vento, café, álcool e banho quente podem agravar o problema. Infelizmente a rosácea também não tem cura, mas os tratamentos adequados podem controlar os sintomas e evitar que a doença piore. Consulte sua dermatologista para saber se sua mancha é melasma ou rosácea e para saber qual o tratamento mais adequado. Mas não deixe de manter os cuidados diários com a pele dos eu rosto, usar hidratante e passar protetor solar, mesmo se não estiver sol.

 

Veja mais:

Reponha os nutrientes vitais para a pele do rosto

Cuidar da pele diariamente evita rugas

Como escolher o filtro solar?