Máscara de pepino funciona? Veja 2 tratamentos naturais que melhoram a pele

 

 

O arsenal de medicamentos formulados para tratar a pele é cada vez maior. Mas, se não tiver nenhuma doença dermatológica, investir em algumas preparações caseiras também é pode ser uma boa opção coadjuvante para cuidar e melhorar o aspecto da sua pele. Veja a seguir duas receitas que realmente funcionam.

1 – Esfoliante de açúcar mascavo e mel

O método da esfoliação manual colabora com o processo da renovação da pele. Ele elimina células mortas da superfície e também desobstrui os poros. As receitas mais práticas que levam açúcar ajudam na limpeza das impurezas e ainda hidratam.

O açúcar mascavo é a opção mais natural e menos agressiva. A aplicação deve ser feita somente uma vez por semana, em movimentos circulares, suaves, pois os grânulos do alimento são bastante irregulares. Essa esfoliação facilita na absorção de nutrientes, deixando a pele mais brilhante e suave.

Esta receita pode ser usada em qualquer tipo de pele saudável.

  • 2 colheres (sopa) de mel;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos;
  • 2 colheres (sopa) de iogurte natural ou sabonete líquido facial.

– Modo de preparo: basta misturar bem todos ingredientes em um recipiente.
 Modo de aplicação: esfoliar suavemente com movimentos circulares, deixe agir por até dez minutos e enxágue.

2 – Máscara calmante de pepino

O pepino é fonte de uma série de nutrientes importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo, como fibras, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, vitamina A, vitamina B9 (folato/ácido fólico), vitamina C e vitamina K. Além disso, possui outras substâncias que têm ação calmante e antioxidante, como flavonoides.

Segue uma sugestão bem simples de máscara de pepino:

  • ½ pepino;
  • 1 pote (170 ml) de iogurte natural;
  • 2 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional).

– Modo de preparo: juntar todos os ingredientes, levar ao liquidificador e bater até adquirir uma substância homogênea. Passar a mistura para outro recipiente.
– Modo de aplicação: passe a máscara no rosto (poupando a região dos olhos) e deixe agir durante 15 minutos. Em seguida, lave com água gelada.
De preferência, a máscara de pepino deve ver aplicada durante a noite, antes de dormir. Depois que terminar o processo, recomenda-se passar uma camada de hidratante noturno.

Essas receitas não substituem a consulta com um especialista, que vai fazer recomendações específicas para cada tipo de pele. Converse com seu dermatologista.

Fonte: publicado originalmente no Blog Viva Bem do UOL.