Por que sofremos tanto com as alergias na pele?

alergia

 

Alergia a brinco que não é de ouro, alergia a pulseira de plástico, metal ou couro, óculos, botões de metal, elásticos e esmalte. Tem alergia que não acaba mais!

 

Mas afinal por que sofremos com as alergias?

Elas são respostas exageradas do sistema imunológico a substâncias estranhas ao organismo e que geram uma hipersensibilidade a um estímulo externo específico. Elas também podem acontecer pelo contato da pele com determinados objetos. Uma substância que cause alergia em determinada pessoa, não necessariamente causa alergia em outra. Quando os alergenos entram em contato com o organismo, as células produtoras de anticorpos são ativadas e determinam a liberação de mediadores potentes, principalmente histamina, que acabam por provocar os sintomas alérgicos, as temidas coceiras.

 

Tratamento para dermatite de contato

Primeiro de tudo você precisa identificar o que está causando a reação. O ideal é afastar o contato com aquela substância que causa a dermatite. Se você pode evitar o agente agressor, a erupção geralmente se resolve espontaneamente.

 

  • Compressas úmidas e cremes com propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a acalmar a pele e reduzir a inflamação
  • No caso de alergia a perfume a pessoa deve evitar o contato com perfume
  • No caso de alergia a metal, o paciente não deve usar bijuterias, deve cobrir os botões das calças com tecido.  No caso de dermatite causada por detergentes, o uso de luvas é obrigatório. Caso contrário, dificilmente haverá cura da lesão.